26 de set. de 2009

Meus Projetos em Scrapbook , Mixed Media

Hoje quero postar meus projetos. Tenho feito várias experiências com as materíais alternativos ( Mixed Media ). Sempre usei esta técnica sobre tela. Estou retomando, agora como uma nova leitura, em scrapbook. A Renata Pacheco com seus post fez uma grande trabalho de acordar esta paixão por tintas e experiências. Terminei uma coleção de papeis coordenados todos feitos com tinta acrilica e rolinho . Logo publico aqui . Vou usar estes papeis para participar de um desafio no Fórum Scrapbook Brasil ,

Recebi também o convite para expor com o Márcio do IEE e outros professores de arte. Será uma Exposição Coletiva de Pinturas. Aproveitando a empolgação com scrap aceitei participar . E já tenho 3 trabalhos em andamento e pesquisa.

Essas Páginas tem uma mistura de papeis customizados ,e papéis da Decorativa Cardstock ,American Crafts,papeis indianos que encontrei em um papelaria, tinta acrílica Acrilex , lápis de cor , e enfeites feitos à mão . Usei a técnica ensinada pela Edna Distress com tesoura para alguns papeis, e recortes de flores de tecido. Na página Primavera usei como carimbo os gaurdanapos de plasticos que imitam renda.Qualquer dúvida sobre algum elemento na página podem perguntar. Deixem seus comentários. E faça suas artes também! Afinal nada é definitivo, tudo é experimento. E tudo pode ser renovado, "quando a alma não é pequena!"

Esta página , toda em cores frias , foi inspirada na aula para o ensino médio . Estudávamos arte abstrata, Mondriam , Kandinsky e outros. Entre os exercícios pedi a criação de uma padronagem abstrata. A Ana Cláudia fez esta aqui ...
Ganhei de presente. Recebo muitos trabalhos dos alunos. Ela usou lápis de cor Faber-Castell. Pensei em como seria legal usar este belo trabalho em uma página de scrapbook . E não foi difícil encontrar a foto em sépia. Tenho o hábito de mandar revelar várias fotos especiais que quero registrar e transformar em memória afetiva. No momento certo aparece o layout, o papel, a técnica...É bom fazer esta experiência de criar e inspirar-se nas coisas do dia a dia . Vocês também podem criar seus papéis. Simples não ? Lápis de cor,régua, e muita paciência . Comece combinando cores frias , cores quentes, e depois cores complementares , não tem erro. Uma amiga do Twiiter , me passou esta dica , ainda não encontrei aqui em Floripa,mas achei super interessante. Gosto muito de crayons e lápis eles permitem trabalhos lindos. Aqui uma boa dica : http://www.coisasparacriancas.com/wp-content/gallery/cache/76__320x240_richcolor-crayon-03.jpg Os RichColor Crayons são lápis de cera em forma de barra com 3 ou 4 cores misturadas. Com os RichColor Crayons as cores misturam-se e criam um efeito muito engraçado.

São seis lápis com seis combinações diferentes de cores: Orange & Passion com laranja, amarelo e marrom, CitrusHerb com tonalidades de verde, verde limão e branco, ChocolateAlmond mistura marrom e preto, StrawberrySpecial com rosa, vermelho e branco, CandyPop com verde, azul, branco e vermelho e finalmente BerryMix com tonalidades de roxo, rosa e vermelho.

Pode encontrar estes lápis na loja japonesa AssistOn.

Via Blog do brinquedo.

17 de set. de 2009

A Melhor Idade para a Publicidade Fazer a Cabeça

Minha grande preocupação são as crianças sem dúvida. Encontrei o blog do Gerson e gostei muito de seu trabalho e livro alertando do mal que os país estão fazendo aos seus filhos pequenos deixando que filmes e jogos entulhem seu inconsciente de violência e malícia roubando-lhe a inocência , a paz e a alegria antes dos seis anos.

Leia este artigo do psicólogo Gerson Abarca e reflita. Nas escolas nós professores estamos recebendo a cada dia , um número maior de crianças sem " infância " dentro de si ....e não podemos fazer muita coisa ....

De todas as idades, a faixa etária que está mais suscetível de ser influenciada pela publicidade, sem que haja um sensor ou uma capacidade intelectual de filtragem do que se vê ou se ouve, é a idade dos 2 meses aos 2 anos.

Nesta idade, tudo que é apresentado à criança, ela absorve como uma esponja. Este mecanismo mental, que pré-dispõe os bebês a serem contaminados livremente por mensagens externas, já foi muito bem pesquisado pelos publicitários. Pesquisas apontam para necessidades de consumo de crianças e adolescentes que foram introduzidos com mensagens subliminares nas mentes delas quando ainda tinham de 2 meses a 2 anos.

Se formos pensar o por que disto, podemos encontrar a resposta em Winnicott, psicanalista Inglês que conceituou para esta idade o termo “objeto transicional”, que representa o objeto que estabelece a transição entre ele (bebê) e a mãe, tendo como primeiro objeto de transição desta idade que tende a se superar, o bico dos seios da mãe. Observamos que os bebês tendem a brincar com o bico dos seios da mãe. E depois, quando vai adquirindo autonomias, a criança começa a se vincular com o mundo e para isto nomeia objetos externos à sua mãe, como a fraudinha, ursinhos, etc.

Assim, podemos dizer que um dos objetos que entra na intermediação do vínculo afetivo entre a mãe e o bebê é a publicidade que vem nas formas visuais e auditivas. Os publicitários, conhecedores deste mecanismo que é eminentemente afetivo, tratam de elaborarem veiculação de idéias e produtos para que seja fixado na mente do recém nascido, tendo em vista a ser desencadeado em tempos futuros.

As vezes, a publicidade em si não é penetrada, mas junto da publicidade temos a programação, os conteúdos. Nestes sim, a publicidade penetra, construindo mecanismos de frustração e ansiedade no processo de superação de mãe e bebê, levando ao aumento do vazio afetivo no futuro e conseqüente campo aberto, ou melhor: buraco profundo afetivo para que a publicidade penetre com a ilusão de que conseguirá por determinados produtos suprir o vazio construído.

*Psicólogo – Psicoterapeuta – Autor do livro: “O Poder da TV no Mundo da Criança e do Adolescente”, Ed. PaulusSP.

A partir desta breve reflexão, como você imagina que os pais devem cuidar para que seus bebês não sejam vítimas desta cruel artimanha da publicidade?

Deixe seu comentário no blog do Gerson clicando aqui

Outro artigo que indico : As tramas da Publicidade

Irene Tan aka : Scrapperlicious

Family Gallery Navegando pela net, como toda iniciante em Scrap , visitamos muitos Blogs.Sempre me perguntei se o processo de criação necessitaria deste "vicio" . Creio que todos nós precisamos de referências. Faz bem para o processo criativo ampliar os horizonte de possibilidades. Então entre as scraprs que escolhi para seguir , estudar , e aprender é a Irene Tan Aka, da Malázia . Seu estilo é totalmente diferente. Os materiais que usa , também , são maravilhosos. Ela tem um blog Scrapperlicious. Qual o diferencial de seu blog? Aponto alguns: Ela o mantém atualizado diariamente, seus projetos são sempre acompanhado de uma boa explicação , nos presenteia com alguns Passo a Passo , além de ter um um link de truques onde conta seus segredos de artistas . Precisa mais ? Não ! Só dizer que ela é talentosa , criativa , suas cores tem uma combinação e harmonia perfeita! E para completar sua família é linda!. E espero que gostem de visita-la e conhecer todos seus projetos. Aqui coloco só uma pequena amostra. A produção artisticas da Irene Tan Aka é muito grande. Inspire-se!
Perfil da Irene Tan Aka : I am from Malaysia and a mother of two blessings. I love the beauty of combining art andcreativity with the magnificent world of scrapping and crafting. I love to experiment with all thewonderful crafting and scrapping products in the market and come up with new ideas in usingthem.Alinhar à esquerda

16 de set. de 2009

"Autumn Leaves" : By Ingvild Bolme

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg9k61Tk3Ak-lsSYFuy3tif5Eq87ZHAqjYB4YG4DFooyhexCe7K235J9ARAZR0Zsml1hfKd9QpzDeom1pDEV5-Lxgi7_EI57GfF_nbkfCuYbvtB4wAw3Ey3jsupldqrR2oKtGqqAYadJnEG/s400/autumn+leaves+1000+m+logo.jpg "Autumn Leaves" Um layout com fotos da sua filha desde o Outono passado. Fico encantada como as crianças das scaprs tem contato com a natureza , aqui ela está brincando com as folhas. Fiquei apaixonada por este layout...Quero Lifftar. Em breve coloco aqui ...Gosto muito de misturar texto com fotos. Aqui a Ingvild usou ramo real e acrescentou Prima folhas . Em seu blog você poderá ver detalhes preciosos deste belo trabalho. Entra aqui E crie coragem. Pegue suas fotos , faça alguns recortes de revistas , e recrie sua história . Experimenta. Faça. Um beijo.

Orange is beautiful ! by Cath

Sou admiradora e seguidora de várias scraprs. Uma delas é a Cath. Ela mudou o layout de seu site ,e esta com uma série :"Eu amo a cor laranja," aqui está um cartão de agradecimento . Vale a pena você visitar seu site aqui
http://storage.canalblog.com/27/78/102284/43974440_p.jpg

12 de set. de 2009

Bonecas feitas de sucata!

OLá! Vocês lembram que tenho um projeto de Bonecas de sucata que faço todo o ano com as crianças do primeiro ano??? ..:Nao ? Entra aqui para recordar.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiGYF2joH9nqFymtflWxqQa3mUJRUNFKpWeTSK7qHdqKgaU2bPaG1Ri3173aXNKSBTQxxv6w-IpslzTmUQtaPrxVQLNdBDqPTGIRsUULfxwlWCj7kIT_r-BwqrHfbO60CwskYk4ZqNE2aT8/s400/DSC01287++6.JPG
É um projeto interdisciplinar. As professoras em sala estão estudando o corpo humano e no Atelier de artes trabalho o lúdico, com a criação de boneca(o)s. O Material é simples : CD usado, papelão, retalhos de tecidos, botões, fitas, etc. Com as alunas do Magistério, propus estudarmos qual a Metodologia para trabalhar a figura humana com crianças, qual a importância e qual a intenção pedagógica. É impressionante como a criação das bonecas envolveu a todas, de tal forma que fiquei muito feliz. Cada boneca ficou original. Quando estavam prontas , refletimos este resultado. Apesar de mostrar a elas um modelo ,nao exige que copiassem ao contrário que elas fosse únicas. Não somos professoras de artesanato , somos pedagogas e queremos muito mais que um produto final bonito. Não permitir que a insegurança inicial de um criança, a fizesse copiar e reproduzir o que já existe mas, estimulada pela professora , a criança desenvolve-se dentro de si a segurança para criar do seu jeito a sua boneca. Passada a euforia de fazer a boneca, elas tiveram um roteiro de atividades... Criar um perfil , escrever uma carta para uma amiga da sala contando sobre a boneca e fazer um planejamento em forma de projeto de como utiliza-lá para desenvolver conteúdos pedagógicos. É uma grande satisfação trabalhar com as turmas do Magistério. Como é bom passar experiência adiante... Espero que tenham gostado das bonecas e façam uma também, depois me enviem uma foto . Beijos Denise Moro
Turma 453- IEE-Magistério

11 de set. de 2009

Twitter

OLá ! Estou com a tarefa fazer algumas páginas do álbum do TwitterEncontro. Aqui mais algumas páginas do pessoal que diariamente frequenta o Twitter. Nosso Point de Encontro tem sido em dois momentos de muita animaçãoe amizade : Nas manhãs as 8 hs, ouvindo a RádioAM, o Programa @sorrindopravida e ao meio dia curtindo o Papo Aberto com @Gabriel_chalita. A Interatividade é total . Perguntamos, sugerimos, comentamos . É uma troca muito legal . Espero encontra-los também nestes dois horários.

9 de set. de 2009

A arte de Trabalhar em equipe

Manuella e Duda
Vinicios e Arthur

Cada dia cresce em mim a convicção da importância da Educação na restauração da sociedade brasileira. Vivencio em sala de aula o poder da palavra certa, a interferência correta em uma "briga", a sugestão de uma nova postura, um olhar para os "avessos". Fazer memória de alguns valores como amizade, respeito a pessoas, a natureza...

Trabalhar em duplas ou equipe é uma dinâmica que gosto muito de fazer em sala de aula. Exercitar o diálogo, a tomar juntos a melhor decisão para que o trabalho fique legal... É aprendizado que fica incorporado na maneira de ser pessoa. E para quem pensa que não é comum acontecer bullying, engana-se. Fico surpresa como isto acontece com frequência. A primeira lei do Gabriel Chalita, como vereador, trata-se do Combate ao Bullying.

Voltamos aos quatro pilares da Educação: Aprender a ser, fazer, conhecer e relacionar-se.

Todos são importantes e precisam ter o mesmo grau de atenção. Que a Educação encontre o caminho de qualidade que tanto sonhamos.

Estimular e despertar os jovens para esta aventura gostosa de buscar novos conhecimentos, usar bem sua criatividade, e expressar seus sentimentos.

Coloco aqui um post do Gabriel Chalita que tem um trabalho incansável para mudar a realidade da Educação no Brasil .

Projeto de Combate ao Bullying

Gabriel Chalita

Queria contar-lhe sobre o Projeto de Lei 069/2009, de combate ao bullying nas escolas públicas, apresentado por mim, e aprovado por unanimidade pela Comissão de Constituição e Justiça e, em primeira votação, no Plenário da Câmara Municipal de São Paulo. Acredito que a principal ferramenta é a conscientização de que o problema existe. A partir do diagnóstico, da conscientização e da informação, podemos atuar de forma preventiva e apoiar os estudantes vítimas de humilhação, desrespeito, discriminação, ofensas e agressões físicas, que, não raro, culminam na morte de crianças e jovens. Há estudos que mostram que cerca de 50% dos estudantes brasileiros se envolveram em práticas de bullying, seja como vítima, seja como agressor.(continua) para lêr na íntegra : aqui

2 de set. de 2009

TICs na Educação

Estamos vivendo a era da Informação e do conhecimento; e o grande desafio que hoje se apresenta na educação é garantir o desenvolvimento humano e social de qualidade com base nesses principios tecnológicos. O século XX foi marcado pela revolução da informática e seus recursos, vários são os pontos onde a educação e tecnologia se encontram para gerar novidades que podem contribuir o que se entende por “qualidade na educação”.

Nesse contexto, as TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) ganham uma importancia crucial, levando os alunos a problematizar, construir, refletir, experimentar e sistematizar seus conhecimentos. Dentre as inumeras possibilidade de utilização das TICs na educação podemos citar:

* Comunidades virtuais de aprendizagem - são redes eletrônicas de comunicação, onde as pessoas partilham suas práticas, vivências e experiencias. Dentre elas podemos destacar Crescer em Rede e Acessibilidade para todo.

* Objetos de aprendizagem - São recursos digitais que possam ser utilizados para dar suporte ao aprendizado. Podemos citar os softwares educativos, conteúdos multimidia…acesse Site de Dicas e Pdf Search e encontre dicas de sofwares educativos gratuitos.

* Blog – os blogs tem se tornado potentes ferramentas de comunicação, e no contexto da educação eles podem potencializar e melhorar a relação aluno/professor; atividades extra-classe podem utilizar o blog como ferramenta para reunir conteúdos, construir conhecimentos e aproximar pessoas. Segue dois exemplos de blogs utilizados para educação Blog da Prof Natalia e Educação Infantil na Rede.

* Wiki – as wikis ou enciclopédias onlines, são potentes ferramentas quando o objetivo é aumentar a colaboratividade, essa ferrramenta pode ser utilizada pelos professores como mais uma opção para que os alunos construam conteúdos coletivamente. Conheça a wiki Educartis

* Twitter- e não poderiamos esquecer da febre do momento que é o twitter, essa ferramenta denominada micro blogging, traz como maior vantagem a possibilidade de unir pessoas e compartilhar o conhecimento em apenas 140 caracteres. Um bom exemplo, é o Ministério da Educação (MEC) que desde o inicio de agosto de 2009, tem divulgado suas principais informações através do Twitter. De acordo com a Assessoria de Comunicação do MEC, o Twitter é a primeira iniciativa do Ministério da Educação para levar ao grande público as principais novidades do setor. Siga o MEC

As TICs fornecem inumeras possibilidades de utilização, esses foram apenas alguns exemplos. Paulo Freire defendia a mudança de paradigmas na educação, onde o professor deixa de “depositar” o conteúdo no aluno e agora passa a construir com ele o conhecimento, e as tecnologias só vieram para ajudar nessa construção. Eu também sou professora e constumo repetir uma frase que ouvi e que resume bem tudo isso, “Não temos o poder de prever o futuro, por isso trabalhamos muito para que nossos alunos sejam capazes de enfrenta-lo”.( fonte Garota TI)

Quem é a Ana Renata ?
http://blog.cancaonova.com/garotati/files/2009/01/ana-renata-201x300.jpg

Meu nome é Ana Renata, sou funcionária da Canção Nova desde 2003. Nasci e me criei aqui em Cachoeira Paulista, bem ao lado da chácara de Santa Cruz.

Ao longo desses anos na Canção Nova, trabalhei com atendimento ao público (sócio), comecei como atendente do primeiro projeto Coração Solidário, um mês depois fui para a Central de Atendimento 2020, depois operadora de telemarketing no Call Center, e por fim supervisora de Telemarketing.

Atualmente sou Analista de TI, trabalho no Departamento de Tecnologia da Informação da FJPII, no setor de Engenharia de TI, admistrando a ferramenta Wiki e na gestão (juntamente com a equipe) da plataforma de EAD (Ensino a Distância) que esta sendo desenvolvida.

Sou graduanda em TI (se Deus quiser em poucos meses serei uma DBA - Database Administrator ou Analista de Banco de Dados). Sou especilista em teleatendimento, educadora voluntária de informática da rede Senai/SP e da ONG CDI (Comitê para Democratização da Informática).

Programa Zoom da Webtvcn mais sobre aAna Renata e seu trabalho.

Gostaram ? Vamos ampliando nossa Rede de amigos . O Twitter tem facilitado muito. Conheci a Ana Renata nestas avenidas movimentas do Twitter.com

Bom né? Em tempos de "falta de afetos cotidianos " vamos construindo teias de amigos, conhecimentos e ternura.

Querem seguir a Ana renata ? @Garota_TI

Até mais. Fiquem com Deus!