17 de set. de 2009

A Melhor Idade para a Publicidade Fazer a Cabeça

Minha grande preocupação são as crianças sem dúvida. Encontrei o blog do Gerson e gostei muito de seu trabalho e livro alertando do mal que os país estão fazendo aos seus filhos pequenos deixando que filmes e jogos entulhem seu inconsciente de violência e malícia roubando-lhe a inocência , a paz e a alegria antes dos seis anos.

Leia este artigo do psicólogo Gerson Abarca e reflita. Nas escolas nós professores estamos recebendo a cada dia , um número maior de crianças sem " infância " dentro de si ....e não podemos fazer muita coisa ....

De todas as idades, a faixa etária que está mais suscetível de ser influenciada pela publicidade, sem que haja um sensor ou uma capacidade intelectual de filtragem do que se vê ou se ouve, é a idade dos 2 meses aos 2 anos.

Nesta idade, tudo que é apresentado à criança, ela absorve como uma esponja. Este mecanismo mental, que pré-dispõe os bebês a serem contaminados livremente por mensagens externas, já foi muito bem pesquisado pelos publicitários. Pesquisas apontam para necessidades de consumo de crianças e adolescentes que foram introduzidos com mensagens subliminares nas mentes delas quando ainda tinham de 2 meses a 2 anos.

Se formos pensar o por que disto, podemos encontrar a resposta em Winnicott, psicanalista Inglês que conceituou para esta idade o termo “objeto transicional”, que representa o objeto que estabelece a transição entre ele (bebê) e a mãe, tendo como primeiro objeto de transição desta idade que tende a se superar, o bico dos seios da mãe. Observamos que os bebês tendem a brincar com o bico dos seios da mãe. E depois, quando vai adquirindo autonomias, a criança começa a se vincular com o mundo e para isto nomeia objetos externos à sua mãe, como a fraudinha, ursinhos, etc.

Assim, podemos dizer que um dos objetos que entra na intermediação do vínculo afetivo entre a mãe e o bebê é a publicidade que vem nas formas visuais e auditivas. Os publicitários, conhecedores deste mecanismo que é eminentemente afetivo, tratam de elaborarem veiculação de idéias e produtos para que seja fixado na mente do recém nascido, tendo em vista a ser desencadeado em tempos futuros.

As vezes, a publicidade em si não é penetrada, mas junto da publicidade temos a programação, os conteúdos. Nestes sim, a publicidade penetra, construindo mecanismos de frustração e ansiedade no processo de superação de mãe e bebê, levando ao aumento do vazio afetivo no futuro e conseqüente campo aberto, ou melhor: buraco profundo afetivo para que a publicidade penetre com a ilusão de que conseguirá por determinados produtos suprir o vazio construído.

*Psicólogo – Psicoterapeuta – Autor do livro: “O Poder da TV no Mundo da Criança e do Adolescente”, Ed. PaulusSP.

A partir desta breve reflexão, como você imagina que os pais devem cuidar para que seus bebês não sejam vítimas desta cruel artimanha da publicidade?

Deixe seu comentário no blog do Gerson clicando aqui

Outro artigo que indico : As tramas da Publicidade

Irene Tan aka : Scrapperlicious

Family Gallery Navegando pela net, como toda iniciante em Scrap , visitamos muitos Blogs.Sempre me perguntei se o processo de criação necessitaria deste "vicio" . Creio que todos nós precisamos de referências. Faz bem para o processo criativo ampliar os horizonte de possibilidades. Então entre as scraprs que escolhi para seguir , estudar , e aprender é a Irene Tan Aka, da Malázia . Seu estilo é totalmente diferente. Os materiais que usa , também , são maravilhosos. Ela tem um blog Scrapperlicious. Qual o diferencial de seu blog? Aponto alguns: Ela o mantém atualizado diariamente, seus projetos são sempre acompanhado de uma boa explicação , nos presenteia com alguns Passo a Passo , além de ter um um link de truques onde conta seus segredos de artistas . Precisa mais ? Não ! Só dizer que ela é talentosa , criativa , suas cores tem uma combinação e harmonia perfeita! E para completar sua família é linda!. E espero que gostem de visita-la e conhecer todos seus projetos. Aqui coloco só uma pequena amostra. A produção artisticas da Irene Tan Aka é muito grande. Inspire-se!
Perfil da Irene Tan Aka : I am from Malaysia and a mother of two blessings. I love the beauty of combining art andcreativity with the magnificent world of scrapping and crafting. I love to experiment with all thewonderful crafting and scrapping products in the market and come up with new ideas in usingthem.Alinhar à esquerda