21 de nov. de 2009

Só a beleza pode devolver entusiasmo ao homem...

Vocês são guardiões da beleza”, disse o Papa Bento XVI neste sábado, 21, ao se encontrar com 250 artistas de todo mundo na Capela Sistina, no Vaticano. Participaram pintores, escultores, arquitetos, atores, diretores, músicos e escritores. O Brasil foi representado pelo pianista Álvaro Siviero. Bento XVI destacou que diante dos “fenônemos negativos” que tem marcado o mundo atualmente e provocado “o enfraquecimento da esperança por uma certa desconfiança nas relações humanas, razão por que crescem os sinais de resignação, de agressividade, de desespero”, somente a beleza pode oferecer novamente “entusiasmo e confiança”, “encorajar o espírito humano a reencontrar o caminho, a elevar o olhar sobre o horizonte, a sonhar uma vida digna da sua vocação”. Nesse contexto, o Santo Padre enfatizou que “uma função essencial da verdadeira beleza, já evidenciada por Platão, consiste em comunicar ao homem uma espécie de ‘choque’ que o faz sair de si mesmo, o arranca à resignação, ao acomodamento ao cotidiano, o faz até mesmo sofrer, como um dardo que o fere, mas precisamente por isso o ‘desperta’, abrindo-lhe novamente os olhos do coração e da mente, dando-lhe asas, impulsionando-o em direção ao alto”. E disse aos artistas: “graças ao seu talento, vocês têm a possibilidade de falar ao coração da humanidade, de tocar a sensibilidade individual e coletiva, de suscitar sonhos e esperanças, de ampliar os horizontes do conhecimento e do empenho humano. Sejam, por meio da arte, anunciadores e testemunhas de esperança para a humanidade”. “A arte é feita para turbar, enquanto a ciência conforta”, falava Georges Braque. Todavia, acrescentou o Pontífice, a beleza hoje é passada como ilusória, superficial, que aprisiona o homem em si mesmo e o torna ainda mais escravo, sem esperança e alegria. Mas a beleza é o contrário de tudo isso, ela pode se tornar um caminho rumo ao Transcendente, pode assumir um valor religioso e transformar-se em um percurso de profunda reflexão interior e de espiritualidade. Prova disso são as inúmeras obras de arte, que comprovam a afinidade e a sintonia entre percurso de fé e itinerário artístico. “O caminho da beleza nos conduz, portanto, a colher o Tudo no fragmento, o Infinito no finito, Deus na história da humanidade.” Bento XVI pediu aos artistas que não tenham medo de se confrontarem com a fonte primeira e última da beleza, de dialogarem com a Igreja: “A fé não infere em nada em seu gênio, em sua arte; pelo contrário, os exalta e os nutre”. Fonte :http://ibiapina.wordpress.com/

19 de nov. de 2009

Memórias duradouras

Alinhar ao centro

Estava lendo um artigo sobre as novas descobertas cientificas, onde Pesquisadores do Instituto Karolinska, na Suécia, descobriram o mecanismo que controla a capacidade do cérebro de criar memórias duradouras... Quem não anda esquecido ultimamente ? Com tantas informações, eventos, e correria do dia a dia? Deixamos passar um aniversário, um telefonema, um e-mail não respondido. Vamos perdendo pessoas ao longo de nossa jornada nas esquinas apressadas de nossas agendas cheias de escolhas acidentais e pouca primazia para o essencial. Mas voltando a matéria , os pesquisadores esperam que os resultados sejam úteis no desenvolvimento de novos tratamentos para perda de memória - como derrames e os relacionados com a doença de Alzheimer. Isto realmente é bom, não é mesmo? Esta semana encontrei uma poesia que escrevi, quando comecei a fazer Scrapbooking. Minhas caixas cheias de fotos guardam detalhes de minha história que resgato e faço arte, ou seja, scrapbook.

Scrapbooking pode ser uma forma de terapia?

Com certeza. Registramos bons momentos, que a poeira da estrada às vezes deixa esquecidos, ou a rotina nos faz agir mecânicamente,como uma máquina programada a fazer repetições sem sentido e sem "tocar corações".

Madre Tereza de Calcutá, dizia que desejava ser um lápis nas mãos de Deus. Nesta escrita em parceria com nosso Criador há muitos fatos antigos, que precisam ser olhados com um olhar amoroso, por que nosso Deus é Amor, e Ele tem a capacidade única de transformar todas as coisas e dar significados as emoções cotidianas registradas em nosso inconsciente .

Fotos e poesia , que encontrei esta semana , remexendo minhas caixas de scrap , tornou-se uma página.

A foto já estava com moldura em vermelho. Resolvi manter este padrão de cores. Usei papeis Cosmo Cricket, aquela coleção linda, lançamento do ano passado. A flor foi customizada com botões e tecido, usei fitas vermelhas entrando no clima natalino.

Gostei do resultado. E vocês?

Para você ler mais sobre as Memórias duradouras acesse aqui

14 de nov. de 2009

Estampando Alegria

Época de Natal, sempre desperta em nós a generosidade...Somos levados a fazer algo para aqueles que estão precisando de um carinho , uma ajuda material , um sorriso. Oportunidades é que não faltam. Basta Olharmos a nossa volta com um pouco mais de tempo , deixando a compaixão falar mais alto em nosso coração...Entre tantas ações bonitas há um jeito bem fácil para você não ficar de fora deste clima natalino. E claro , que ser solidário não é para uma época do ano , mas um hábito contidiano. O que fazer? Doar cartões feitos por você.Não precisa escrever apenas decorar a parte da frente com arte, e muito carinho. Como surgiu esta ideia? Com 3 scrappers: Selma, Márciae a Lu. A vida moveu o encontro feliz das três criando um elo nesse maravilhoso mundo do scrapbooking e dos trabalhos manuais. Elas mesmo contam sua história: "Eu Selma, e a Márcia conhecemos um tratamento de câncer de perto pois eu já passei por isso e ela ainda está na batalha, por isso sabemos como isso nos afeta. A Lu tem o maior coração que conhecemos e abraçou a idéia de primeira. É isso, estamos juntas naquilo que acreditamos ser uma missão!" Afinal qual a missão? "O “Estampando alegria” tem por objetivo levar um pouco de carinho e conforto a pessoas que necessitem de palavras carinhosas em determinado momento. Nossa intenção é despertar um sorriso em cada rosto que receber um de nossos cartões. " Então ficou motivada? Agora é escolher onde exercer sua generosidade, quem sabe ajudando a Lu, Márcia e Selma...

PARA DOAR SEUS CARTÕES

Cartão 10X15cm fechado sem decoração interna.
Estampando Alegria Caixa Postal 255 Santo André - SP Cep: 09015-970 Para você conhecer mais sobre este projeto aqui Se você quer enviar um cartão para alguém que necessite, basta pedir por e-mail (estampandoalegria@gmail.com) e enviaremos sem nenhum custo. Dê esse carinho a quem precisa!
Alinhar ao centro

11 de nov. de 2009

Queridas amigas Virtu(re)ais e TwitterencontroCN

Olá! Amizades sempre são especiais e os seus motivos para começar podem ser um encontro casual ou um "oi " digitado ..."Tudo muito simples e lindo ", como diz o Gabriel Chalita em sua oração ao Amigo.

Recebemos esta semana um e-mail de uma amiga do Twitter, que traduz nossa expêriencia neste novo meio de relacionar-se. Existem várias redes de relacionamentos,e todas excelentes. Mas oTwitter nos permite exercitar relacionamentos onde as mensagens curtas ,facilitam a comunicação , a integração e a fraternidade.

Coloco aqui também algumas páginas que fiz para o Twitterencontro na Canção Nova, que será em Dezembro no Hosana Brasil..Quem será a ganhadora(o) do Álbum ? O sorteio será feito entre as pessoas que estiverem no evento e enviaram fotos. Depois publico o vencedor para vocês conferir . O que fica destes meses de encontro diário neste espaço virtual é a esperança que o Amor vai derrubar todas as barreiras , e o ser humano construirá a Civilização do Amor.

Não estou buscando um amor.

Não estou buscando uma paixão ardente.

Não estou buscando beijo na boca...

E nem corpos se encontrando na maciez de uma cama revestida

com lençóis de seda.

Estou buscando uma mão no ombro...

Um abraço longo e apertado..

Um estar ali sem nada querer, sem nada dizer, sem nada pedir...

Apenas me fazendo companhia com seu silêncio confortante.

Desejo uma presença amiga que mesmo não vendo minhas lágrimas, saiba a hora de me consolar, de brincar comigo e de me fazer sorrir....

Que queira me conhecer para poder me compreender...

Desejo alguém que não vibre com minhas tristezas, e que não vá embora por não suportar minhas alegrias.....

Que não me teça elogios, mas que me admire pelas minhas atitudes...

Desejo alguém que não me veja pelas lentes dos excessos que minha mente, muitas vezes inquieta, é capaz de cometer, pois isso pode impedi-lo de ouvir meu coração sincero..

Desejo alguém que me cale, que me corrija com paciência e com carinho quando eu estiver errada....

E que, apesar de tantas mentiras que desfilam diante de meus olhos, me seja sincero, honesto e continue do meu lado.

Desejo simplesmente alguém que me diga...

Sou seu amigo!! Estou aqui!! Conte comigo.

Sabe amigas.....

Vocês nunca me "exigiram" um rosto, uma idade, uma aparência, um diploma ou uma profissão..

Nunca me exigiram um passado honrado e muito menos um futuro promissor....

Vocês nunca se importaram com o que eu fui, e sim com o que eu estou me tornando.

E quando percebo suas ausências, é que sinto a verdadeira importância de vocês na minha vida..

Por tudo isso amigas virtu(re)ais....

Obrigada por diminuírem os meus dias solitários e por aumentarem os alegres...

Obrigada por rirem de minhas piadas sem graça..

Obrigada por permitirem, na virtualidade, partilhar minha própria realidade...

Obrigada por me ensinarem muito, mesmo eu ensinando pouco...

Enfim, obrigada por me deixarem fazer parte de suas vidas e por aceitarem fazer parte da minha.

E agradeço ao Gabriel, anjo querido e abençoado, por ser também um amigo tão amável, carinhoso e atencioso. Foi trilhando o seu belo caminho que encontrei voces, pessoas tão queridas, e desta forma ele se tornou o pivô dessa amizade e dessa história que um dia começou tão tímida.

Portanto, podem contar comigo, com minha fidelidade e lealdade....

E quando precisarem de mim enviem-me um recado...

Pelo tempo ou pelo vento...

Pelo inverno ou verão...

Pelo outono ou primavera...

Pelo dia ou pela noite...

Pelo sol ou pela chuva.

Que, com certeza, eu saberei ouvir.

Um grande beijo no coração e na alma de todas vocês e nunca se esquecem...

Nunca te vi. Sempre te amei.

Que Deus as abençoe e as proteja sempre.

Adélia Mozer

9 de nov. de 2009

Mulheres de Água , Homens de Cinza :Gabriel Chalita

Sinopse: Mulheres de Água : As mulheres são as estrelas desta coletânea de contos. São relatos singelos e verdadeiros, nos quais até as tintas do drama ganham nuances de humor e lirismo. Todas as histórias são resultado da aguda observação e da imensa sensibilidade de Gabriel Chalita. Nesta incursão pelo terreno da narrativa curta, o autor revela o espectro multicolorido dos sentimentos femininos e os desvenda com sutileza e perspicácia. Estão aqui a inveja, o ciúme, a paixão, a esperança, a descrença, o desamor. Mulheres de Água é um livro que encanta, comove, alegra, mas que também faz pensar. Em resumo, é um livro sobre as mulheres em pleno diálogo com a vida. Sinopse: Homens de Cinza Nesta coletânea de contos, o homem é desnudado, revelado e observado em suas emoções. Em todas as situações, sob os mais diversos aspectos, Gabriel Chalita faz um mergulho de maneira ora intimista, ora fugaz. A presença do cinza é permanente na vida de cada um dos personagens: o cinza que embrutece os sentimentos, que desmancha teias, que desfaz a paixão, que carrega para além das emoções rasteiras. Homens de Cinza é um livro que instiga o leitor a compreender as peculiaridades e a grandeza da natureza masculina. Cada ser é único e, talvez por isso, surpreendente. Para saber mais do Gabriel Chalita aqui

7 de nov. de 2009

Scrapbook :nova página em sépia

Promessa cumprida! Minha página de scrapbook. Simples não? Material utilizado: cardstock Bazzill Basics, caneta Uniball Crafts), tinta acrílica, flor de tecido,e carimbo de borboletas. Gostei muito do resultado. É uma homenagens ás minhas alunas do ensino médio. Beijos denise

6 de nov. de 2009

" Amor o Tempero da Vida "

Olá . Esta semana não postei, não é ? Desculpas! É a correria da semana ! Prometo postar novos projetos de scrapbook no sábado . Mas hoje no Programa Papo Aberto , o Gabriel Chalita declamou alguns poemas que falam de Amor. "O tempero que falta para a humanidade encontrar a Paz". Achei maravilhoso! Que tal neste final de semana a atenção seja redobrada á aqueles que estão bem perto de você? Um sorriso largo, uma conversa agradável, uma ajuda para terminar alguma tarefa..........seja criativo nos "afetos cotidianos" ...

"Desejo primeiro que você ame, E que amando, também seja amado. E que se não for, seja breve em esquecer. E que esquecendo, não guarde mágoa. Desejo, pois, que não seja assim, Mas se for, saiba ser sem desesperar. Desejo também que tenha amigos, Que mesmo maus e inconseqüentes, Sejam corajosos e fiéis, E que pelo menos num deles Você possa confiar sem duvidar. E porque a vida é assim, Desejo ainda que você tenha inimigos. Nem muitos, nem poucos, Mas na medida exata para que, algumas vezes, Você se interpele a respeito De suas próprias certezas. E que entre eles, haja pelo menos um que seja justo, Para que você não se sinta demasiado seguro. Desejo depois que você seja útil, Mas não insubstituível. E que nos maus momentos, Quando não restar mais nada, Essa utilidade seja suficiente para manter você de pé. Desejo ainda que você seja tolerante, Não com os que erram pouco, porque isso é fácil, Mas com os que erram muito e irremediavelmente, E que fazendo bom uso dessa tolerância, Você sirva de exemplo aos outros. Desejo que você, sendo jovem, Não amadureça depressa demais, E que sendo maduro, não insista em rejuvenescer E que sendo velho, não se dedique ao desespero. Porque cada idade tem o seu prazer e a sua dor e É preciso deixar que eles escorram por entre nós. Desejo por sinal que você seja triste, Não o ano todo, mas apenas um dia. Mas que nesse dia descubra Que o riso diário é bom, O riso habitual é insosso e o riso constante é insano. Desejo que você descubra , Com o máximo de urgência, Acima e a respeito de tudo, que existem oprimidos,Alinhar ao centroInjustiçados e infelizes, e que estão à sua volta. Desejo ainda que você afague um gato, Alimente um cuco e ouça o joão-de-barro Erguer triunfante o seu canto matinal Porque, assim, você se sentirá bem por nada. Desejo também que você plante uma semente, Por mais minúscula que seja, E acompanhe o seu crescimento, Para que você saiba de quantas Muitas vidas é feita uma árvore. Desejo, outrossim, que você tenha dinheiro, Porque é preciso ser prático. E que pelo menos uma vez por ano Coloque um pouco dele Na sua frente e diga "Isso é meu", Só para que fique bem claro quem é o dono de quem. Desejo também que nenhum de seus afetos morra, Por ele e por você, Mas que se morrer, você possa chorar Sem se lamentar e sofrer sem se culpar. Desejo por fim que você sendo homem, Tenha uma boa mulher, E que sendo mulher, Tenha um bom homem E que se amem hoje, amanhã e nos dias seguintes, E quando estiverem exaustos e sorridentes, Ainda haja amor para recomeçar. E se tudo isso acontecer, Não tenho mais nada a te desejar ". (Victor Hugo)
"Eu te amo porque te amo. Não precisas ser amante, e nem sempre sabes sê-lo. Eu te amo porque te amo. Amor é estado de graça e com amor não se paga. Amor é dado de graça, é semeado no vento, na cachoeira, no elipse. Amor foge a dicionários e a regulamentos vários. Eu te amo porque não amo bastante ou demais a mim. Porque amor não se troca, não se conjuga nem se ama. Porque amor é amor a nada, feliz e forte em si mesmo. Amor é primo da morte, e da morte vencedor, por mais que o matem (e matam) a cada instante de amor." (Carlos Drummond de Andrade)
Poemas citados no Papo Aberto ....

PodCast Papo Aberto 06/11/2009