22 de ago. de 2009

História Infantil , como trabalhar ?

Considero importante dividir bem a intenção pedagógica na hora de selecionar os livros e, tendo o cuidado de não torná-lo algo pesado para a criança, que está despertando para este universo das palavras. Atualmente, com os projetos Interdisciplinares , o livro é usado como fio condutor de um assunto. O que é excelente. Mas, o professor não pode esquecer no dia-a-dia da sala de aula , manter o espaço para uma leitura onde a criança naturalmente ao terminar uma tarefa ou brincadeira busque o livro, como um momento de tranquilidade e contando com sua essência interior . Creio que grande parte da agitação das crianças é a falta mesmo de uma rotina simples, onde ela esta consigo mesmo sem muito estímulo vindo do mundo adulto. No passado, as crianças mantinham a fase da infância por mais tempo, porque mais tempo elas estavam perto de si mesmas e mais em seu universo. É claro que é em casa que começa esta rotina. E veja bem. Estar tranquilamente com seus brinquedos, livros e imaginação. Não em frente ao computador, que estimula e produz cansaço mental . Enfim, cabe ao professor marcar o compasso do tempo da criança. Para isso a hora do conto é importante e a seleção dos livros adequados para cada idade. Para as professoras do Magistério , dividi de forma didática como trabalhar a história infantil com as crianças: 1. Hora do conto: momento de criar o hábito de ouvir uma história, sem interferência. Ás vezes comete-se o engano de permitir que a criança faça perguntas e faça comentários durante a história. É fundamental que a criança aprenda a ouvir, refletir, imaginar e criar suas próprias conclusões. No final da história, então você estimula comentários de acordo com o perfil dos seus alunos. 2. A História como fio condutor de um Projeto Interdisciplinar Exemplos: Plantas do Brasil , Bichos do Brasil , Érica e a Monalisa..etc 3. Histórias com contéudos de Valores éticos Exemplo: A Ética do Rei Menino de Gabriel Chalita, O que fazer ? deLiliana Iacoccac 4. História como Roteiro de um teatro Exemplo: Fábula da Formiguinha e o Floquinho de neve..etc Outras dicas legais :

Monteiro Lobato Memórias da Emília e

O saci

Antoine de Saint-Exupéry – O pequeno príncipe

Irmãos Grimm – A guardadora de gansos e

Os seis criados do príncipe

Ana Maria Machado – Cinco estrelas [antologia poética]

O menino que espiava para dentro

Ruth Rocha – Marcelo Marmelo Martelo e outras histórias

Quem tem medo de dizer não?

Rubem Alves – O país dos dedos gordos

Lagartixas e dinossauros

Sobre O Livro do Gabriel Chalita a Ética do Rei Menino coloco aqui uma resenha. Considero uma Obra Prima ,suas histórias são encantadoras , com raízes na filosofia , com a poéticasensível e bela do Gabriel . As crianças se identificam com os personagens e ouvir o CD , é uma aula de como contar uma história.

Resenha : Gabriel Chalita Um lugar encantado chamado o Reino Mágico da Consciência é o cenário escolhido por Gabriel Chalita para transmitir às crianças as noções de ética e boa convivência dentro dos preceitos de cidadania e humanismo.

Nesta fábula, ilustrada com os ricos desenhos de Graça Lima, animais, flores e frutos discutem o respeito às diferenças pessoais e sociais, a necessidade de agir com moderação e usar a razão para fazer escolhas que levem ao bem. Diz o autor: “Cada criatura foi criada para a Felicidade. Embora fossem absolutamente diferentes, tinham em comum a vocação à Felicidade. E a Felicidade se alcançava da forma mais simples possível.”

Chalita retoma, em A ética do rei menino, um dos temas recorrentes em suas obras: o fortalecimento da sociedadeetica-1.jpg através de uma educação que privilegie a convivência respeitosa, a harmonia familiar, o carinho pelo próximo.

Autor do prefácio do livro, o padre Marcelo Rossi lembra que uma das características importantes da obra é o enfoque dado ao amor, tema que, ao lado da ética, permeia todas as relações entre os personagens, “mesmo que sob a forma dos mais variados dilemas e conflitos pertinentes à aventura da existência”.

Os leitores também poderão ouvir a história na voz do próprio Gabriel Chalita, em três CDs, produzidos por Guto Graça Mello, que acompanham o volume.

Para saber mais sobre o autor do livro click aqui Fonte: Fotosquefalam