27 de mar. de 2010

A RETOMADA DO BALONISMO

http://www.balonismosantamaria.com.br/balonismo/edyost.jpg

Em 1953 o norte-americano Ed Yost , com apoio da marinha dos USA, reinventa o balao tripulado.Desta vez porém utilizando gás propano como combustível e iniciando a era moderna dos baloes de ar quente .

Em 1963 o ingles Don Cameron faz a travessia do canal da mancha, o que impulsiona verdadeiramente o esporte na Europa . Ainda hoje a Cameron Balloons é o maior fabricante de baloes do mundo.
No dia 25 de Outubro de 1970, o empresario brasileiro Victorio Truffi , realiza o primeiro vôo com um balao de ar quente tripulado na América do Sul , na cidade de Araraquara SP, incluindo o Brasil como um dos países pioneiros na prática do esporte. 

Em 1973 é realizado o primeiro Campeonato Mundial de Balonismo, elevando o interesse pelo esporte a nível mundial
Estima-se que no mundo hoje existam aproximadamente 15.000 baloes, sendo que 10.000 só nos USA e o restante espalhado pelo mundo. No Brasil estima-se que existam apenas 50 pilotos e aproximadamente 100 Baloes.

Curiosidades

A altitude máxima alcançada por um balão tripulado foi de 34.668m pelo comandantes M. Ross e Lieutenant V. A. Prather, EUA com o balão Strato-lab V da marinha em maio de 1961.
O atual record de altitude com um balao de ar quente tripulado, pertence ao industrial indiano Vijaypat Singhania (67), que na cidade de Mumbai-India no 26 de novembro de 2005 chegou a incríveis 69.000 pés ( o equivalente a aprox. 22.700m) 

Fonte : http://www.balonismosantamaria.com.br/balonismo.html   


Para minha surpresa após longo tempo morando em Florianópolis, redescubro Santa Maria-RS minha cidade natal: O ritmo lento, o fechamento do comércio ao meio dia. a atenção carinhosa de alguns estabelecimentos comercial, em gostar de uma prosa longa sem preocupação de apenas vender e agora esta prática do balonismo.

Fiquei encantada. Apaixonada. No  próximo ano convidarei  minhas amigas Twiteiras para um passeio de Balão! O que vocês acham?  Deve ser algo fantástico: deslizar lentamente no céu, recordando nossos queridos antepassados que tanto desejaram voar!
  Será que elas topam?????