24 de abr. de 2010

Cartas entre amigos – Sobre ganhar e perder




A troca de cartas foi aparentemente esquecida desde o advento da internet e do e-mail. A correspondência virtual imprimiu aos nossos tempos um estilo de comunicação seco e direto, sem a intimidade característica das cartas outrora escritas à mão. Não há, porém, nada num e-mail que o impeça de resgatar esse tom epistolar. É precisamente esse o maior recado do segundo livro da dupla formada pelo escritor Gabriel Chalita e pelo padre, cantor e compositor Fábio de Melo.

O volume Cartas entre amigos – Sobre ganhar e perder (Editora Globo, 225 páginas, R$ 39,90) reúne a correspondência virtual trocada pelos dois entre setembro de 2009 e fevereiro deste ano. As 18 cartas – ou e-mails – versam sobre suas inquietações a respeito de conceitos como vitória e derrota e traduzem visões singulares de vida e filosofia.

Seu tom sincero e genuíno renova um gênero literário quase esquecido: a epístola (leia abaixo os trechos selecionados das cartas) .

No primeiro livro da dupla, Sobre medos contemporâneos (lançado no ano passado pela Ediouro), Chalita e o padre Fábio escreveram sobre solidão, fracasso, inveja, envelhecimento. Foi um dos cinco livros mais vendidos de 2009. “No novo livro procuramos discutir o significado do conceito de ganhar e perder”, diz Chalita. “As pessoas se sentem derrotadas por coisas tão simples, como ir mal numa prova, perder o emprego, problemas amorosos.”

Não há registro no livro de local ou de data de cada uma das 18 cartas trocadas. “Os assuntos de que tratamos ali são atemporais”, afirma Chalita. Aos 41 anos, formado em Direito e filosofia, Chalita é professor de graduação e pós-graduação da PUC-SP e da Universidade Mackenzie, membro da Academia Paulista de Letras e da Academia Brasileira de Educação.

Em 2008, foi o vereador mais votado nas eleições municipais paulistanas, com 102 mil votos. Já lançou 50 obras – o primeiro título quando tinha 11 anos: uma carta dirigida a Deus, perguntando por que seu irmão, com síndrome de Down, não se curava.

O padre Fábio de Melo, de 39 anos, é formado em filosofia e teologia. Já lançou crônicas, contos e ensaios filosóficos. É referência hoje no universo da música cristã. Seus 12 CDs ultrapassaram a marca de 2 milhões de cópias vendidas e transformaram-no em ídolo popular.
A reportagem continua , acompanhe aqui 


Já li o primeiro livro , e estou aguardando o segundo chegar . depois vou contar minhas reflexões sobre este segundo livro.Mas se você não leu nenhum dos dois , e quer dar uma conferida em como são estas cartas , entre no site da revista Época  nesse link http://bit.ly/976BWJ é possível ler as duas primeiras cartas.

esquecido: a epístola. 

Seus livros de cartas são campeões de venda


 Gabriel Chalita  é Twitteiro , você  pode segui-lo https://twitter.com/gabriel_chalita ,  ou pode trocar idéias , fazer perguntas e conversar com ele sobre seus livros em seu  programa na rádio AM Canção Nova ao meio dia , diariamente. 
O Papo aberto , é toda segunda feira ás 22hs pela TV Canção Nova é um programa de entrevistas, música e muita diversão. Imperdível. E o Gabriel Chalita é um dos melhores entrevistadores da nossa TV Brasileira .
Confira ! O endereço  do Blog do Chalita é http://blog.cancaonova.com/gabrielchalita/

O Padre Fabio de Melo também é Twitteiro e você pode segui-lo https://twitter.com/pefabiodemelo . 
Para encontra-lo semanalmente e ouvir suas belas reflexões , basta assistir Direção espiritual ,toda a quinta feira na TV Canção Nova , podem enviar mensagens , e-mail , cartas , que são lidas no programa e comentadas.
O endereço  do Blog do Pe Fábido de Melo http://www.fabiodemelo.com.br/

Então não é  uma boa dica para este final de semana ? . 'Compre o livro Cartas'  entre  Amigos e curta bastante. Quanto a mim fico na  espera do meu livro chegar.
Beijos

até mais ...