2 de set. de 2009

TICs na Educação

Estamos vivendo a era da Informação e do conhecimento; e o grande desafio que hoje se apresenta na educação é garantir o desenvolvimento humano e social de qualidade com base nesses principios tecnológicos. O século XX foi marcado pela revolução da informática e seus recursos, vários são os pontos onde a educação e tecnologia se encontram para gerar novidades que podem contribuir o que se entende por “qualidade na educação”.

Nesse contexto, as TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) ganham uma importancia crucial, levando os alunos a problematizar, construir, refletir, experimentar e sistematizar seus conhecimentos. Dentre as inumeras possibilidade de utilização das TICs na educação podemos citar:

* Comunidades virtuais de aprendizagem - são redes eletrônicas de comunicação, onde as pessoas partilham suas práticas, vivências e experiencias. Dentre elas podemos destacar Crescer em Rede e Acessibilidade para todo.

* Objetos de aprendizagem - São recursos digitais que possam ser utilizados para dar suporte ao aprendizado. Podemos citar os softwares educativos, conteúdos multimidia…acesse Site de Dicas e Pdf Search e encontre dicas de sofwares educativos gratuitos.

* Blog – os blogs tem se tornado potentes ferramentas de comunicação, e no contexto da educação eles podem potencializar e melhorar a relação aluno/professor; atividades extra-classe podem utilizar o blog como ferramenta para reunir conteúdos, construir conhecimentos e aproximar pessoas. Segue dois exemplos de blogs utilizados para educação Blog da Prof Natalia e Educação Infantil na Rede.

* Wiki – as wikis ou enciclopédias onlines, são potentes ferramentas quando o objetivo é aumentar a colaboratividade, essa ferrramenta pode ser utilizada pelos professores como mais uma opção para que os alunos construam conteúdos coletivamente. Conheça a wiki Educartis

* Twitter- e não poderiamos esquecer da febre do momento que é o twitter, essa ferramenta denominada micro blogging, traz como maior vantagem a possibilidade de unir pessoas e compartilhar o conhecimento em apenas 140 caracteres. Um bom exemplo, é o Ministério da Educação (MEC) que desde o inicio de agosto de 2009, tem divulgado suas principais informações através do Twitter. De acordo com a Assessoria de Comunicação do MEC, o Twitter é a primeira iniciativa do Ministério da Educação para levar ao grande público as principais novidades do setor. Siga o MEC

As TICs fornecem inumeras possibilidades de utilização, esses foram apenas alguns exemplos. Paulo Freire defendia a mudança de paradigmas na educação, onde o professor deixa de “depositar” o conteúdo no aluno e agora passa a construir com ele o conhecimento, e as tecnologias só vieram para ajudar nessa construção. Eu também sou professora e constumo repetir uma frase que ouvi e que resume bem tudo isso, “Não temos o poder de prever o futuro, por isso trabalhamos muito para que nossos alunos sejam capazes de enfrenta-lo”.( fonte Garota TI)

Quem é a Ana Renata ?
http://blog.cancaonova.com/garotati/files/2009/01/ana-renata-201x300.jpg

Meu nome é Ana Renata, sou funcionária da Canção Nova desde 2003. Nasci e me criei aqui em Cachoeira Paulista, bem ao lado da chácara de Santa Cruz.

Ao longo desses anos na Canção Nova, trabalhei com atendimento ao público (sócio), comecei como atendente do primeiro projeto Coração Solidário, um mês depois fui para a Central de Atendimento 2020, depois operadora de telemarketing no Call Center, e por fim supervisora de Telemarketing.

Atualmente sou Analista de TI, trabalho no Departamento de Tecnologia da Informação da FJPII, no setor de Engenharia de TI, admistrando a ferramenta Wiki e na gestão (juntamente com a equipe) da plataforma de EAD (Ensino a Distância) que esta sendo desenvolvida.

Sou graduanda em TI (se Deus quiser em poucos meses serei uma DBA - Database Administrator ou Analista de Banco de Dados). Sou especilista em teleatendimento, educadora voluntária de informática da rede Senai/SP e da ONG CDI (Comitê para Democratização da Informática).

Programa Zoom da Webtvcn mais sobre aAna Renata e seu trabalho.

Gostaram ? Vamos ampliando nossa Rede de amigos . O Twitter tem facilitado muito. Conheci a Ana Renata nestas avenidas movimentas do Twitter.com

Bom né? Em tempos de "falta de afetos cotidianos " vamos construindo teias de amigos, conhecimentos e ternura.

Querem seguir a Ana renata ? @Garota_TI

Até mais. Fiquem com Deus!