25 de jul. de 2011

O milagre da solidariedade By Dado Moura

 Olá! Gosto muito das reflexões  que Dado Moura escreve em seu blog sobre comportamento humano.
 Solidariedade é um tema urgente em tempo de grandes tragédias colectivas e individuais. Penso que as colectivas ainda conseguem mover os corações de uma parte da sociedade .Mas as individuais que estão ao nosso lado no dia a dia , por vezes realmente passam por nós invisivéis.
"Durante toda nossa vida, fazemos repetidamente muitas coisas, que misturadas à mecanização daquilo que já estamos habituados a fazer, passam despercebidas.
Do nosso lado, há uma imensidão de pessoas sedentas de um olhar de cuidado, esquecidas nos leitos de hospitais, nos asilos ou nas cadeias; todas ansiando pelo milagre da presença de alguém, mesmo que seja de um estranho por breves minutos.
Embora se compreenda a eficácia de se viver em grupos, muitas vezes, na civilização moderna o que se constata é a uma maior intimidade com o comodismo e o individualismo e a menor disponibilidade para a solidariedade. Poucas pessoas desse universo estão dispostas a ser solidárias, especialmente com os desconhecidos, e a disponibilizar em favor do outro um pouco de seu tempo.
Quase sempre a falta de atenção para com o outro é camuflada sob a desculpa da pressa, a qual, muitas vezes, nem existe. Temos a impressão de que muitas pessoas, por vezes, preferem viver a independência, fechando-se para o outro, e com a rarefação dos bons propósitos, a caridade se torna um peso em vista da renúncia a algumas horas de lazer que precisariam fazer.
Dessa forma, a bondade apenas é aplicada àquelas pessoas que, de algum modo, lhes são convenientes ou que lhes podem retribuir algum favor prestado. E a fim de evitar um contato mais fraterno com aqueles que poderiam fazer o seu dia diferente fecham as portas para qualquer possibilidade de mudança.
Numa conhecida passagem bíblica, o milagre para um paralítico aconteceu quando alguns de seus amigos resolveram descê-lo, por um buraco aberto no telhado, junto a Jesus (cf. Lucas 5, 17-20). Muitos outros milagres poderão acontecer hoje ao minimizarmos a fome, o frio, a discriminação social, a inimizade, guerras e perseguições… Quando a virtude da solidariedade se tornar mais presente em nossa vida."    Para lêr toda a postagem entra aqui : Dado Moura    e deixe sua reflexão sobre este assunto ou sua experiência em ser ajudado ou ter ajudado alguém.






2 comentários:

  1. Oi Denise, muito obrigado pela referência. Parabenizo, tambem, pela foto ilustrativa do tema e saiba que sempre estará disponíveis os temas que voce achar interessante para o seu público leitor.
    Abracos

    ResponderExcluir
  2. Olá Dado Moura . Quem agradece somos nós todas suas fãs. O que escreves sempre nos faz refletir . A reflexão ainda é um dos caminhos para a maturidade . valeu !!!

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seus comentários .Eles são sempre bem vindos!