23 de set. de 2013

Arte ativismo :Insurgências Poéticas by André Mesquita

                                        
Dica de leitura via  Vírgula-Imagem
"O livro é resultado de uma grande pesquisa feita por André Mesquita, tem prefácio de Cristina Freire e apresentação de Vera Pallamin.
Bibliografia indispensável para quem pesquisa Arte&Política, intervenções urbanas e coletivos artísticos, este livro busca tornar visíveis os modos de recomposição política dos movimentos sociais e seus pontos de contato com um conjunto recente de ações artísticas surgidas em países como Estados Unidos, França, Espanha, Canadá, Argentina e Brasil, especialmente entre os anos de 1990 e 2000.
Nestas duas últimas décadas, novas formas de cooperação e de participação social cruzaram as fronteiras do mundo, através de práticas nas quais a política não aparece simplesmente isolada ou acrescida à arte como mero acessório temático ou estético, mas como sendo um componente intrínseco de sua existência.
Duas características importantes dessas práticas são analisadas detalhadamente ao longo deste livro. A primeira refere-se às relações entre arte e ativismo e a segunda característica aqui investigada refere-se ao emprego de ações coletivas. Insurgências Poéticas reflete sobre os conceitos e objetivos de uma arte coletiva e engajada socialmente, considerando seus modos de experimentação estética e expressão política."

Boa Leitura !!!
até

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seus comentários .Eles são sempre bem vindos!